A LOGÍSTICA TRADICIONAL VERSUS A LOGÍSTICA “CUSTOMER EXPERIENCE” – LOGÍSTICA DE APOIO A VENDAS

É sabido que a logística é uma das principais preocupações dos empresários Brasileiros. Afinal de contas, por esta área passam todas as decisões inerentes à compra de insumos e produtos, que mais tarde serão vendidos e entregues aos seus clientes. Onde, novamente, temos a logística envolvida.

Sabe-se, também, que os custos logísticos no Brasil giram em torno de 8% a 12% do faturamento líquido total. Também, pudera... Nossas dimensões continentais, aliadas às nossas estradas precárias, num modelo de distribuição pautado no modal de transportes terrestre (caminhões), pouca capacidade de escoamento ferroviário e cabotagem e uma legislação bastante complexa... ufa...  Quanta ineficiência! Ou seja, tem muito dinheiro envolvido nestas operações.

Em tempo, a logística tradicional ainda está muito ligada à movimentação e armazenamento de produtos, o que torna esta área um tanto quanto burocrática... Digamos que no mundo empresarial, talvez seja a última fronteira em termos de automação e busca por processos mais inovadores. Logo, gerir a logística de forma especialista e focada na geração de valor, pode representar grandes ganhos.

Levando em consideração que a logística é o elo de ligação entre a sua empresa e o seu cliente, por que não aproximarmos ainda mais estes dois elementos? Por que é tão difícil permitir que Logística e Clientes estejam mais próximos? Afinal, o cliente pertence à área de vendas ou é um ativo da empresa? E o cliente, o rei/rainha do processo, será que não quer ser melhor atendido?

Então, sabendo que a Logística é muito importante, sabendo que controlar os custos de Logística é fundamental para um bom resultado e, sabendo, que hoje a Logística pode ser efetivamente um gerador de valor para o cliente... Que tal juntarmos estas três variáveis e gerarmos ainda mais resultados para todos os “stakeholders” desta cadeia? Que tal pensarmos na Logística “Customer Experience”, a Logística de Apoio a Vendas?

A OTM sabe como juntar todas estas variáveis, aplicar tecnologia aos processos de distribuição, dando total visibilidade e melhorando a eficiência das organizações, tirando o máximo proveito do que há de melhor em cada uma das fases dos processos logísticos. Produzimos melhores resultados para os CLIENTES, EQUIPES DE TRABALHO e ACIONISTAS.